sábado, 22 de fevereiro de 2014

A Copa é nossa ou dos cibercriminosos

A Copa do Mundo é nossa (ou dos cibercriminosos?)

O ano de 2014 terá grandes eventos no Brasil e, consequentemente, golpes virtuais que usam a chamada engenharia social. Além daqueles que acontecem todo ano (Big Brother, Carnaval, datas comemorativas, tragédias inesperadas, etc.), nos próximos meses teremos dois eventos no país que atiçam – e muito – os olhos dos criminosos virtuais: a Copa do Mundo e as eleições para presidente (e governador, senador e deputado).
Assim como no mundo físico, o principal alvo dos criminosos virtuais também é um só: dinheiro. E quando o assunto é futebol, eles já se mobilizam para faturar em cima dos internautas mais descuidados. "Durante um torneio de futebol recente, encontramos um golpe de malware disfarçado de serviço de TV pela internet, que pedia que as vítimas pagassem pelas transmissões online de jogos que eles nunca assistiram", declarou Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisa e análise para a Kaspersky Lab na América Latina. "E no Brasil, por causa da Copa, os cibercriminosos farão grande uso de phishing(modalidade em que o cracker atrai o usuário para um site falso e pede que ele digite dados pessoais e bancários), usando, por exemplo, a venda de ingressos para os jogos como chamariz. Isso sem contar os malwares (vírus espiões, Cavalos de Troia, keyloggers, etc.) que vão tentar instalar nos PCs dos usuários, por meio de links falsos para vídeos, imagens e coisas do gênero". Um exemplo recente de phishing brasileiro aconteceu com o site falso da Ricardo Eletro, denunciado pelo Softonic.
A impressão de Bestuzhev é compartilhada por Nelson Barbosa, especialista de segurança da Symantec, empresa responsável pelo desenvolvimento das soluções de segurança Norton: "Desde que a FIFA anunciou que a venda de ingressos para a Copa será feita de forma 100% online, monitoramos todos os conteúdos relacionados ao evento, principalmentephishings. A quantidade ainda é baixa, mas deve aumentar consideravelmente nos próximos meses. Quanto às eleições, prevemos uma maior movimentação a partir do segundo semestre, quando os candidatos já estarão definidos".
Do site:
http://artigos.softonic.com.br/como-os-criminosos-virtuais-querem-pegar-voce-em-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário