quarta-feira, 1 de março de 2017

Contas de Lobão na Suíça

Suíça bloqueia contas de familiares do Senador maranhense Edison Lobão

O Ministério Público da Suíça bloqueou contas secretas de dois filhos do senador Edison Lobão (PMDB), Edison Lobão Filho e Márcio Lobão, de acordo com informações do Estado de S.Paulo desta sexta-feira (24). As autoridades daquele país confirmaram que o parlamentar está entre os políticos brasileiros que "fazem parte de uma investigação" sobre corrupção.

Diante das suspeitas de que as contas receberam depósitos de origem criminosa, a Suíça realizou o bloqueio de forma preventiva. Ainda segundo o jornal, o próprio banco desconfiou das movimentações quando percebeu, por serviço de monitoramento, que as somas em dinheiro não tinham qualquer tipo de justificativa e que o nome do senador está entre os citados nas delações da Operação Lava Jato. A partir daí, a instituição fez o comunicado ao ministério público suíço.
Apuração do Estadão informa, ainda, que os filhos de Lobão apresentaram, por duas vezes, recursos às autoridades suíças, mas que os tribunais rejeitaram a argumentação dos advogados. A defesa alegava que não existem provas sobre origem suspeita do dinheiro e que a medida é desproporcional. Edison Lobão Filho
e Márcio Lobão também argumentaram que não foram notificados sobre o bloqueio. Novamente foram rechaçados.
Tal como ocorreu no caso das contas suíças do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a expectativa da Procuradoria-Geral da República do Brasil é que as autoridades daquele país enviem informações detalhadas sobre o bloqueio das contas.
A investigação sobre as contas teve início em 2015 e está sob sigilo.

jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário