quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Capitólio: A posição dos senadores brasileiros


Senadores condenam invasão do Congresso norte-americano por apoiadores de Trump


Por Roberto Fragoso/Rádio senado.

Um ataque estarrecedor à maior democracia do mundo e um alerta preocupante para o futuro do Brasil. É assim que senadores classificaram a invasão do Capitólio, sede do parlamento americano, por apoiadores do ainda presidente Donald Trump. Durante a sessão de contagem de votos do Colégio Eleitoral, que deveria confirmar a vitória do adversário do Democratas Joe Biden. O presidente da comissão de relações Exteriores do Senado Nelson Trad do PSD do Mato Grosso do Sul disse que os manifestantes são uma minoria inconformada e que a atitude é inaceitavel em um regime democratico: " Está mais do que comprovado que o resultado das eleições dos Estados Unidos demonstraram a vontade legítima e soberana do povo americano elegendo o candidato democrata Joe Biden. Da mesma forma que os vencedores tem que saber vencer, os derrotados, principalmente, tem que compreender a derrota e aceitá-la, dentro de um sistema que preza pela soberania da democracia a qualquer custo".
A senadora Eliziane Gama do Maranhão, considerou a cena estarrecedora e o maior ataque ja sofrido pela democracia norte americana: "numa democracia, invadir o parlamento é claramente um ato de tentativa de golpe. A Democracia americana foi profundamente agredida pela estupidez de um lider que não aceita perder nas urnas, Isso é realmente muito grave. A nossa torcida é que no Brasil atos dessa natureza não possam acontecer porque é, claramente, ato de fascistas e tambem de idéias totalitarias. A maior ameaça à democracia americana foi o que acontecu agora essa invasão ao Parlamento. É estarrecedor; é inaceitável". Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, disse que o ataque ao parlamento americano deve servir de alerta para o Brasil e, segundo ele, que tambem vive momento de polarização: "As cenas de invasão do Capitólio por apoiadores do preidente Donald Trump, contestando o resultado de uma eleição democrática, são alarmantes. quem estimula a invasão de prédios publicos, especialmente invasão violenta de prédios publicos, é bandido, e bandido tem que ser tratado com a força da lei. É um bom recado para os brasileiros, uma vez que a gente vive hoje numa nação que se divide politicamente e que tem, continuamente, ataques a democracia por parte de alguns de seus representantes. A lei tem que se impor".
O presidente do congresso brasileiro Senador David Alcolumbre do Democratas do Amapá, afirmou em nota que as cenas da invasão do Capitólio são inaceitáveis em qualquer democracia e merecem o repúdio e desaprovação de todos os lideres com espirito público e responsabilidade.
Os manifestantes romperam barreiras policiais, invadiram o edifício e se dirigiram para o plenário onde o congresso estava reunido para contar os votos. Uma porta de vidro foi quebrada, houve cofronto armado, e uso de gás lacrimogênio para conter o grupo. Os parlamentares e o vice-presidente americano, que participavam da sessão, tiveram que ser retirados às pressas sobre proteção policial.

Matéria da radio senado por Roberto Fragoso. transcrita de áudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário