segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Crimes aumentam 62% na gestão Roseana Sarney

Com 2º pior IDH, MA tem alta de 62% dos crimes na gestão Roseana Sarney

Governadora diz que riqueza causa violência. 'The Economist' compara Estado a Reino de Tonga
    A governadora Roseana SarneyElza Fiúza/07.11.2012/ABr
    A taxa de homicídios na região metropolitana de São Luís teve alta de 62% desde 2010, após Roseana Sarney voltar ao poder no Maranhão. Anteontem, a governadora atribuiu a violência ao fato de o Estado estar “mais rico”. Apesar do crescimento da economia, porém, o Maranhão segue com o segundo pior PIB per capita e o segundo pior IDH regional do País (veja quadro abaixo).
    — Um dos problemas que estão piorando a segurança é que o Estado está mais rico, o que aumenta o número de habitantes — afirmou Roseana depois de reunir-se com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo na quinta-feira (9). A frase foi publicada pelo jornal “O Globo”.
    Roseana reassumiu o governo do Maranhão em 17 de abril de 2009, após a Justiça cassar o mandato de Jackson Lago (PDT), acusado de crime eleitoral. Antes, a filha de José Sarney já havia governado o Estado de 1995 a 2002.
    Em 2010, primeiro ano completo da governadora de volta ao poder, a região metropolitana de São Luís registrou 499 homicídios, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. No ano passado, a violência na região fez 807 vítimas.

    Economia do Maranhão comparável ao Reino de Tonga
    De acordo com o relatório de contas regionais divulgado pelo IBGE em novembro passado, a economia do Maranhão realmente ganhou relevância desde a primeira ver que Roseana assumiu o governo, em 1995. Na época, o Estado contribuía com 0,9% do PIB nacional. A proporção subiu para 1,3% em 2011.
    Desde 1995, Roseana só deixou de ter influência no governo maranhense durante o curto período em que Lago permaneceu no poder. Além dela e do pedetista, o único a governar o Estado foi José Reinaldo Carneiro Tavares, vice que herdou o cargo de Roseana em 2002 e conseguiu se reeleger.
    Mas, mesmo com o avanço, o Estado segue entre os mais pobres do País. O PIB per capita do Maranhão só perde para o do Piauí. No ano passado, a revista britânica “The Economist” comparou a taxa do Estado à do Reino de Tonga, pequena ilha da Oceania. Na mesma publicação, Tocantins (estado vizinho ao Maranhão) foi comparado à emergente África do Sul e o Distrito Federal, a Portugal.
    Fonte: noticias.r7.com

    a informação de que o ex governador do Maranhão Jackson Lago foi cassado e, que cita o motivo de crime eleitoral, pode ser completada esclarecendo que, pelos mesmos motivos - e ainda outros piores - tramitam na justiça pedidos de cassação ja de muito tempo atrás (e que nunca foram julgados) tanto da governadora quanto do seu pai e espelho politico, o ex comparsa da ditadura e hoje senador pelo Amapá, José de Ribamar Araújo Costa - vulgo José Sarney.

    Já o pedido feito pela cassação de Jackson Lago foi instantaneamente julgado devido aquela situação de que a oligarquia é blindada, e ninguém sabe explicar o real motivo ou como se consegue essa blindagem Sarneysta.

    Antonio MC








    Nenhum comentário:

    Postar um comentário